segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Fim

          Na semana da aula do dia 17/02, ficamos encarregados de terminar o projeto. Só faltava um detalhe: a guia. Houve a primeira tentativa com os pratos, que não deu certo. Então, fomos para as tábuas de churrasco de PVC. Fizemos novamente os cálculos dos raios dos anéis e quando finalmente íamos cortá-las, ocorreu o seguinte:

A tábua não suportou o calor do atrito e começou a derreter



        

        Portanto, chegamos ao fim do curso LACTEA e, infelizmente, não conseguimos construir a guia. Dessa forma, o TES não foi concluído. Porém, há inúmeras conquistas que obtivemos durante todo esse tempo:


  • Descobrimos uma lâmina capaz de cortar ovos;
  • Aprendemos a soldar ao fazer a base do protótipo;
  • Descobrimos como é trabalhar em grupo;
  • Aprendemos qual é o processo para se fazer um projeto;
  • Descobrimos que, ao contrário do que se pensa, não existem fracassos, apenas produtos que podem ou não satisfazer o nosso desejo inicial, e que nos ajudam a aprimorar nossos conhecimentos devido às experiências que nos trazem.
        Uma apresentação final em power point com mais detalhes e que retoma toda a história do projeto está no link a seguir: http://www.slideboom.com/presentations/933440/THE-EGG-SLAYER .
        No final da página, está o plano de projeto. Obrigado a todos que acompanharam o blog!













CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS




Plano de Projeto



Projeto:
Quebrador de Ovos (The Egg Slayer)



Integrantes:                                                                                                                                        
Gustavo Amim
Leonardo Delareti
Ruben Martinelli




Belo Horizonte, 24 de fevereiro de 2014
GUSTAVO AMIM JORGE, LEONARDO DE SOUZA DELARETI, RUBEN CUNHA MARTINELLI






Plano de Projeto


Projeto:
Quebrador de Ovos (The Egg Slayer)



Plano de projeto do grupo engenheiros do açaí
Professores: Adelson e Ronaldo








Belo Horizonte, 24 de fevereiro de 2014
Resumo

Este documento contém o plano de projeto do quebra ovos (TES), que foi um projeto realizado nas aulas de LACTEA e que aprimorou nossos conhecimentos sobre a elaboração de um projeto e o manuseio de ferramentas, como para realizar o corte da tábua.

Sumário

O Problema. 5
Objetivos do projeto. 6
Abrangência do Projeto. 6
Plano de Ação. 7
Separação das Tarefas. 7
Custos. 8
Plano de Monitoramento. 9
Antes do Final do projeto. 9



O Problema


A necessidade geradora do projeto do cortador de ovos (The Egg Slayer) é a dificuldade de realizar a  quebra do ovo vista em algumas pessoas. as pessoas ficam com a clara de ovo nas mãos e passam esta clara para cabos e objetos da cozinha, deixando esses cabos escorregadios e desconfortáveis para manusear. Também busca-se evitar o desperdício, quando a pessoa quebra o ovo com força excessiva de forma indevida. Além disso, durante a separação da casca em duas partes o usuário pode deixar pedaços da casca entrarem em contato com a gema e a clara, contaminando o ovo.
Devido a estes problemas encontrados durante a quebra do ovo por algumas pessoas, até mesmo por integrantes do grupo, pensamos em criar um sistema que solucionasse este problema, melhorando a organização, higiene e o preparo dos alimentos na cozinha.


Objetivos do projeto


O projeto do quebrador de ovos busca facilitar a quebra do ovo para certas pessoas, evitando a contaminação e a sujeira causada pela gema ou clara nas mãos da pessoa. Com isso o grupo esperava que o projeto realizasse o corte do ovo de forma fácil e limpa.

Abrangência do Projeto


O quebrador de ovos busca atender a pessoas que possuem dificuldade em quebrar ovos ou que queiram evitar que se sujem com a clara/gema.


Plano de Ação

Separação das Tarefas


O projeto foi realizado com a separação semanal de tarefas, este planejamento foi feito durante o início do projeto e que sofreu alterações com o andamento dele.
Semanas 8 a 12:Implementação do projeto
Semanas 13 e 14: Comunicação e discussão dos resultados, especialmente do ponto de vista de suas implicações sociais,
Semana 15: Avaliação coletiva das atividades desenvolvidas na disciplina.
            Dessa forma, o nosso projeto será segmentado em:
Semana
Tarefa
Orçamento
Tempo
8
1º: Apresentação definitiva do tipo de lâmina a ser utilizada e o seu preço
2º: Brainstorming sobre como será a mecânica completa do dispositivo
Sabe-se que a ponta de diamante (objeto mais cotado para a tarefa) custa em torno de 3 reais
Horário de aula
9
Desenvolvimento da mecânica do dispositivo
Indefinido
Horário de aula
10
Desenvolvimento da mecânica do dispositivo

Indefinido
Horário de aula
11
Conclusão do protótipo e testes
Compra de ovos
Horário de aula ou extraclasse, segundo as condições do laboratório
12
Tempo suplementar destinado a eventuais atrasos no cronograma. Portanto, espera-se ter completado o projeto até, no máximo, esta data
Indefinido
Na melhor das hipóteses, horário de aula

Os responsáveis por cada parte de cada tarefa foram apresentados nos registros semanais do blog, devido a incerteza, com relação a o que exatamente será necessário para a construção do quebrador de ovos e com a disponibilidade de cada integrante em cada semana, como por exemplo na compra da lâmina onde o integrante do grupo que encontrava-se próximo a uma loja que a vendia realizou a compra.
Pensamos em realizar as tarefas principalmente no campus e se ocorresse o atraso ou se desejássemos adiantar o projeto realizaríamos as tarefas fora do campus.

Custos


Inicialmente tínhamos feito um planejamento de custos onde o gasto máximo seria de 30 reais. Mas com o desenvolvimento do projeto gastamos além dos 30 reais, devido a compra de peças que não funcionaram para o projeto, como a lâmina com ponta de diamante e a tábua.
Economizamos com o uso de peças do próprio Cefet, como a base do quebra ovo e o suporte da lâmina.
Produto
Custo
Utilizado (Sim/Não)
Lâmina diamante
R$ 10,00
Não
Lâminas IRWIN
R$ 8,00
Sim
5 Pratos
R$ 10,00
Não
2 Tábuas de Churrasco
R$ 10,00
Não



Plano de Monitoramento


Antes do Final do projeto

Verificaremos o andamento e os resultados do projeto com base no que foi planejado anteriormente, como o que foi mencionado nos planos de ação e no escopo, para avaliarmos o projeto devemos manter as atividades de acordo com o cronograma planejado, garantir o funcionamento do TES de forma segura e eficiente, com custo dentro do que foi planejado.
Os dados sobre o andamento do projeto serão obtidos através da avaliação do que foi realizado em comparação com o planejamento.
Os indicadores de desempenho terão como base o corte do ovo e a segurança. O grupo irá realizar avaliação experimental para aferir se os ovos serão cortados com exatidão pelo aparelho, sem que haja contaminação via pedaços de casca, se está ocorrendo perda do material interno e se o tempo de corte é de acordo com o esperado. Será analisado também até que ponto o sistema é seguro para o uso doméstico.
Os possíveis fatores de risco no projeto são a possibilidade do equipamento enferrujar, dificuldade em encontrar uma lâmina que faça um corte preciso e o curto prazo do semestre letivo. Para contornar estes problemas iremos realizar testes com diversas lâminas e equipamentos que não enferrujem com facilidade.

Ao final do projeto

Percebemos que durante a realização do projeto o foco inicial do grupo foi na busca de uma lâmina que conseguisse cortar a casca do ovo. Após descobrirmos que a de ponta de diamante não cortava procuramos por outra resistente e que não enferrujasse, encontramos uma da marca IRWIN e que realizou o corte do ovo.
A base foi fácil de ser elaborada, com o auxílio do Sr. Geraldo conseguimos montar a base com materiais do próprio Cefet-MG.
O maior problema encontrado pelo grupo foi na elaboração da guia para a lâmina, que possuiu várias versões e que não pôde ser montada ainda.

        

Um comentário:

  1. Com a participação de vocês e com a rica aprendizagem do processo vivido pelos grupos, vamos aperfeiçoando a experiência do laboratório aberto para elaboração e desenvolvimento de projetos.

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